A maioria dos robôs investidores são criados, de forma que seja realmente muito fácil operar, de forma automatizada, apesar dos diversos robôs existentes todos eles seguem 3 passos básicos para a automação:
- Cadastro
Essa é a hora que você vai criar sua conta na plataforma é aconselhável nunca utilizar a mesma senha que a da sua conta na corretora.
- Conexão com a Corretora
Para que o robô possa realizar operações diretamente em sua conta na corretora é necessário que você adicione as chaves de API. Para criar uma chave de API vá até o perfil de sua conta na corretora e lá deve encontrar mais detalhes ou ative o suporte. Depois de criada as chaves elas devem ser salvas e inseridas na plataforma do robô, esta área também é sempre bem fácil de encontrar, caso tenha dificuldades ative o suporte.
- Criar & Configurar Robô
Essa é a parte mais importante, e é o que vai influenciar diretamente nos seus ganhos. Para criar/configurar um robô você geralmente define o seguinte:
- Corretora (ex. Binance);
- Moeda e Mercado (ex. LTC/BTC);
- Timeframe (ex. Candelabros de 1 hora);
- Estratégia (ex. Indicador RSI, comprar em 30 e vender em 60);
- Lucro (ex. 1% do valor da compra);
- Stoploss (ex. 2% do valor da compra)
Ao contratar um robô você pode optar entre 3 tipos de robô que existem, sendo eles:
- Robôs Gerenciados
É a forma mais simples de usar robôs investidores, não requer configuração de estratégia, você só precisa seguir os passos 1 e 2 citados acima para estar pronto para operar. Indicado para traders iniciantes que não possuem nenhum conhecimento de indicadores ou análise gráfica.
- Robôs Semi-Gerenciados
As estratégias que a plataforma disponibiliza são pré-testadas e geralmente trazem bons rendimentos, você precisa seguir todos os passos citados a cima. Indicado para os traders que não sejam iniciantes e possuam conhecimento básico de análise gráfica e indicadores.
- Robôs Não Gerenciados
A plataforma disponibiliza apenas os indicadores e requer que você mesmo crie sua estratégia, você precisa seguir todos os passos citados a cima. Indicado para os traders experientes que já possuem estratégias consolidadas e amplo conhecimento em análise gráfica e indicadores.
Quando o robô estiver operando você não estará sempre olhando para ele. Portanto, é essencial que sua plataforma esteja na nuvem e sendo acompanhada por profissionais com know-how em redes, servidores e investimentos. Os prejuízos potenciais que você pode ter com um robô que dependa da sua internet e energia doméstica são muito grandes.