Como já sabemos, criptomoedas são moedas digitais ou virtuais que fazem uso de criptografia para segurança. Como elas são anônimas e descentralizadas por natureza, pode-se usá-los para fazer pagamentos que não podem ser rastreados pelos governos. Como a mineração de criptografia ganhou popularidade, os proprietários de sites agora estão utilizando scripts de mineração de criptografia para usar o poder de CPU dos visitantes para obter lucros. Isso também inspirou alguns desenvolvedores a criar métodos para bloquear a mineração de criptomoedas no navegador da web por meio de métodos diferentes.
O Pirate Bay, o site de torrent mais popular do mundo, foi recentemente descoberto testando um mineiro de criptomoedas Monero em seus sites. O site confessou que poderia estar usando mineração de moeda no futuro para manter o site funcionando. Isto foi seguido por alguns outros relatórios de natureza semelhante.
Esta prática não é nova, mas o Pirate Bay foi o primeiro site popular que foi visto usando um mineiro de criptomoeda. Isso também estimulou o debate sobre ética, já que os donos de websites estão mantendo os visitantes no escuro.
No entanto, muitos usuários do site Pirate Bay comentaram no Facebook não se importaram com seu site favorito usando o poder da CPU para gerar receita. Isto pode ser devido ao fato de que os sites de torrent são o lar de toneladas de publicidade notória. Antes de prosseguir e dizer como bloquear a mineração por criptomoedas no navegador da Web deixe-me dizer-lhe como descobrir se você já está se tornando um alvo de tais atividades de mineração.
COMO DESCOBRIR SE MEU PC ESTÁ SECRETAMENTE MINERANDO CRIPTOMOEDAS?
Além do ransomware, o malware de mineração de bitcoin está aumentando em popularidade a uma taxa exponencial. No caso do culpado é algum site que está usando o seu navegador para as minerar moedas de criptografia, você pode descobrir isso facilmente.
Os usuários do Pirate Bay avistaram o minerador devido a um enorme aumento no uso da CPU quando visitaram o site. Você também pode usar a mesma técnica para ver se um determinado site está usando seu processador para ganhar dinheiro com mineração. Feche todas as guias do navegador e não deixe aplicativos em execução, agora vamos verificar se você é alvo dessa campanha de mineração. Se você não for muito habilidoso em tecnologia, você pode fazer um teste com os sites suspeitos e ver qual deles está aumentando o uso da CPU. Os usuários com experiência em tecnologia podem executar essa tarefa de maneira muito eficiente com a ajuda de ferramentas de monitoramento de recursos.
Além de abrir o Gerenciador de Tarefas do Windows com Ctrl + Alt + Delete ou Monitor de Atividades no Mac pressionando Command + Space e procurar por Activity Monitor , você pode abrir o gerenciador de tarefas do Chrome acessando Menu> Mais Ferramentas> Gerenciador de Tarefas. Ele mostrará o uso da CPU no Chrome e ajudará você a identificar o culpado.
COMO BLOQUEAR A MINERAÇÃO DE CRIPTOMOEDAS NO NAVEGADOR DA WEB?
A maioria dos sites que estão fazendo manchetes como TPB estão usando um novo serviço chamado Coin Hive para mineração. Existem algumas maneiras simples de bloquear essas atividades:
1 – USE A EXTENSÃO NO COIN NO NAVEGADOR GOOGLE CHROME
A instalação de extensões do Chrome é o método mais direto para interromper a mineração de moedas no navegador da web. Nenhuma moeda é uma dessas soluções gratuitas. Essa extensão de código aberto é uma maneira confiável e segura de controlar como um site está interagindo com seu navegador da web.
Assim que você visitar um site, o No Coin detectará e mostrará se essa atividade está acontecendo. Você verá um símbolo vermelho, como mostrado na imagem abaixo. Embora essa extensão bloqueie qualquer atividade desse tipo, ela também permite colocar um site na lista de permissões por um período de tempo.
2 – USE A EXTENSÃO DO GOOGLE CHROME MINERBLOCK
Assim como No Coin, a extensão do minerBlock Chrome é outra ferramenta de código aberto que você pode usar para bloquear a mineração de criptomoedas no navegador da web. Atualmente, essas extensões listam alguns domínios mineiros populares em sua lista, e espera-se que eles adicionem mais quando obtiverem popularidade.
Veja abaixo um exemplo da notificação minerBlock parecia com o No Coin.
3 – BLOQUEAR DOMÍNIOS DE MINERAÇÃO DE MOEDAS NO ARQUIVO DE HOSTS
Essa é a maneira manual de bloquear domínios específicos que você não considera prejudiciais ou irritantes. Devido a esse bloqueio, seu navegador não poderá se conectar a esses domínios. Podemos editar o arquivo hosts e redirecioná-lo para 0.0.0.0.
4 – BLOQUEAR DOMÍNIOS NO BLOQUEADOR DE ANÚNCIOS
As extensões de bloqueio de anúncios, como o AdBlock, podem ajudar você a bloquear a mineração de criptomoedas. Dependendo do seu navegador, você pode encontrar configurações relevantes para bloquear domínios específicos.
5 – USE NOSCRIPTS NO FIREFOX
Para o Firefox, você pode usar extensões de bloqueio de JavaScript como o NoScript . Antes de usá-lo para bloquear a mineração de criptomoedas no navegador da Web, observe que ele é bastante agressivo e pode quebrar vários sites, pois desativa todos os scripts em execução nas páginas.
6 – COMO BLOQUEAR O COINHIVE USANDO O NAVEGADOR DA WEB OPERA
Com o lançamento do navegador web opera 50, a empresa trouxe funcionalidades embutidas para bloquear os scripts CoinHive e as técnicas de mineração cryptocurrency. Isso permitirá que os usuários se certifiquem de que seus computadores não enlouquecem sempre que um site usando a técnica digital de mineração de moedas for encontrado.
7 – USE UM ANTI MALWARE
A instalação de uma solução antimalware de renome poderia funcionar como alternativa à instalação de extensões anti-mineração do Chrome, como a Nocoin. A vantagem de usar uma solução como o Malwarebytes é que ela oferece proteção ao seu dispositivo completo.